FIN Brasil, FACISC e Fundação Empreender somam forças para impulsionar a economia catarinense

Acordo entre as organizações fará uma conexão inédita entre empresários do Estado e principais mercados globais.
FIN Brasil, FACISC e Fundação Empreender somam forças para impulsionar a economia catarinense

A FIN (Feira Internacional de Negócios), em conjunto com a Facisc (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina) e Fundação Empreender, promoverá uma conexão inédita entre forças produtivas de diferentes setores da economia catarinense e países que estarão presentes no evento. A iniciativa foi anunciada na manhã desta quarta-feira durante evento, na sede da Federação, que marcou a parceria entre as três organizações.


A FIN 2024 será realizada entre os dias 03 e 04 de abril, no CentroSul, em Florianópolis. A organização espera receber mais de 100 autoridades governamentais e delegações de mais de 60 países, como Uruguai, Suíça, França, Reino Unido, Portugal, Estados Unidos, Moçambique, entre outros. Além do setor público, também é aguardado um expressivo número de representantes da iniciativa privada e câmaras de comércio.


Segundo Jatyr Ranzolin, CEO da FIN 2024 e presidente da Câmara Brasil-Portugal, o Estado já está preparado para receber as comitivas internacionais a partir do dia 31 de março, quando se dará início a uma série de movimentações que permitirão que representantes dessas delegações conheçam presencialmente setores produtivos vinculados às suas áreas de interesse em diferentes regiões do Estado, possibilitando um aumento no número de negócios fechados sem precedentes na história da feira.


“Estamos esperando um contingente de mais de mil empresários, dos quais a metade serão estrangeiros, que virão a Santa Catarina para fazer negócios e criar vínculos empresariais com nossos empreendedores. Por isso, será fundamental o trabalho em conjunto com a Facisc e Fundação Empreender, que irão contribuir para a ampliação da feira em todo o Estado.”


Jatyr também informou que a FIN está se aproximando de câmaras arbitrais de negócios nacionais e internacionais para garantir mais agilidade na tomada de decisões que viabilizem acordos comerciais. De acordo com ele, esse é um caminho alternativo à atuação do Judiciário, alvo de críticas devido ao tempo mais lento no processo decisório. “Fazer negócios com Santa Catarina é tranquilo, dificilmente há problemas de entregas, promessas não cumpridas. Os empresários que estão conhecendo o Estado já veem que aqui temos uma política de trabalho voltada à excelência e respeito aos prazos.”


“Com a FIN, estamos fortalecendo as relações com as entidades que promovem negócios no Brasil e no mundo. Estar ao lado da FIN é um grande avanço, pois estaremos conectando nossos associados com mercados globais, construindo um desenvolvimento mais potente para o nosso mercado”, diz Sergio Matte, Diretor de Relações Internacionais da Facisc, maior hub empresarial do Estado que reúne mais de 39 mil empresas e 149 associações empresariais.


“A união entre países, organizações só agrega mais conhecimento aos mercados. Esse movimento vai beneficiar ainda mais nossos cooperados, pequenos e médios empreendedores, propiciando não só uma rede de conexão, mas novos negócios e oportunidades. Conhecimento é crescimento a longo prazo”, observa Jonatas Roger Linzmeyer, Coordenador de Relações Internacionais da Fundação Empreender, braço técnico da Facisc que atua como uma rede de cooperação e incentiva o empreendedorismo catarinense.


Crescimento sustentável: Entre as novidades da FIN para o próximo ano está a nova logomarca, que faz referência à implantação do conceito ESG e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.


As cores da logo representam seis ODSs, que serão os pilares da feira: Trabalho Decente e Crescimento Econômico; Indústria Inovação e Infraestrutura; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Redução das Desigualdades; Ação contra a Mudança Global do Clima; Parcerias e Meios de Implantação.


Segundo Jatyr Ranzolin, o espaço da feira foi aumentando em relação aos anos anteriores e contará com mais de 250 estandes e três palcos, sendo um deles cultural. O site do evento está disponível para a aquisição de ingressos e, por meio dele, obter mais informações para preencher o formulário de expositor.


A FIN 2024 é promovida pela Câmara de Comércio Brasil – Portugal/SC, Associação dos Jovens Empresários Portugal/China, Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil e Câmara de Negócios da Região de Beiras. Conta com coorganização do SEBRAE/SC e apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis e do Governo do Estado de Santa Catarina.